O Cavaquinho no Guinness 1

O Cavaquinho no Guinness

23 Junho, 2015 2 Por Rui Manuel Sousa
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No passado dia 6 de junho nas instalações do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC) em Cernache/Coimbra propunha-se estabelecer um novo recorde mundial, o “The Largest Cavaquinho Ensamble”.

O objetivo era juntar o maior número possível de pessoas a tocar cavaquinho. O Guinness World Records exigia que estivessem
presentes 250 tocadores/cantores a tocar/cantar durante pelo menos cinco minutos, mas o evento reuniu quinhentas e uma pessoas, duplicando assim o número necessário. Foram várias as gerações que se juntaram à volta do instrumento mais mágico e agregador da nossa música tradicional, o dia foi bonito com sol, com imensos jovens tocadores e com alguns grupos de cavaquinhos seniores que iam salpicando o recinto com algumas canções tocadas de forma espontânea.

Cavaquinhos Bancada 1b
Vista da Bancada

Marcaram também presença os construtores de cavaquinhos portugueses tais como a APC, Alfredo M. Machado e António Faria Vieira, e outras associações ligadas ao instrumento e à tradição tais como a Associação Cultural e Museu Cavaquinho e a Tradisom.

Cavaquinhos bancas_construtores
Os Stands dos Construtores

Esteve presente Júlio Pereira, um grande cúmplice deste pequeno instrumento e que o incorporou em quase toda a sua discografia, a sua presença foi um tónus para todos os participantes. Houve também lugar ao lançamento do disco “O Cavaquinho do Amadeu” de Amadeu Magalhães, outro exímio tocador de Cavaquinho.

Cavaquinhos pre_cavaco
Cavaquinhos em Construção

Tão importante ou mais do que o recorde foi o prazer coletivo que se atingiu no acto plural, o entusiasmo e a alegria foram ingredientes inerentes e naturais. Como participante pude observar de perto oentusiasmo de todos, no caso dos mais novos os smartphones foram mesmo, ainda que por alguns momentos, relegados para segundo plano, com todo o mérito para este pequeno instrumento mágico.

Cavaquinhos espera_a_sombra
Espera à sombra e sem Smartphones

Novos e menos novos juntaram-se “os dois à esquina a tocar o cavaquinho e a cantar o Sol e Dó” e colocaram a sua arte “na medida do possível” ao serviço do Tiro-Liro, a canção escolhida para o evento.

Cavaquinhos Bancada 5
A Alegria nas Bancadas

Parabéns à Associação de Estudantes do CAIC, os impulsionadores do evento, pois o recorde entretanto já foi validado e passará, na próxima edição, a constar no livro Guinness World Records.

Cavaquinhos Cartaz
O Cartaz 🙂

 … que indicava a direcção para a entrada do Colégio da Imaculada Conceição em Cernache, Coimbra. Umas instalações magnificas,com edifícios bem cuidados, várias instalações desportivas, um jardim lindíssimo, com um lago e um laranjal. Foi dispensada qualquer tecnologia e mestria publicitária mas a cumprir com o que lhe estava incumbido.

Cavaquinhos camisola
A tshirt do evento distribuída aos participantes. 

Antes de começar o ataque a o recorde as pessoas foram agrupadas na bancada em grupos de 50 para que a contagem fosse feita de modo mais preciso.

Clique para Visitar

Cavaquinhos APC
Um Stand de Construtor 

Havia no local uma àrea onde os construtores de cavaquinhos mostravam nos seus “Stands” variados instrumentos tradicionais com enfoque nos cavaquinhos.  Uma das premissas ara efectuar a inscrição era fazer-se acompanhar de um cavaquinho, mas quem viesse sem cavaquinho podia comprar um por pouco mais de 60€.

Cavaquinho Cábula
Cábula do tema escolhido 

Para o ataque ao Guinness foi escolhido o Tiro-Liro um tema tradicional Transmontano que ficou ainda mais celebre depois de em 1973 Amália Rodrigues o ter cantado e gravado em disco.

Cavaquinhos ACMC_Jornal
A propósito, uma leitura atenta das últimas do Cavaquinho 

 

 

 


 

Segue-me

Rui Manuel Sousa

Musico, entusiasta de cordofones que gosta de falar de música, da sua alquimia e do seu indelével sentido cultural.
Rui Manuel Sousa
Segue-me

Latest posts by Rui Manuel Sousa (see all)


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Artes & contextos usa cookies. Navegando pelo nosso site concorda com a nossa Política de Privacidade


  /** **/