Galandum Galundaina - Quatrada 1

Galandum Galundaina – Quatrada

5 Fevereiro, 2016 0 Por Artes & contextos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O grupo Galandum Galundaina, sempre ao serviço da preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda (Nordeste Transmontano), tem um novo disco, acabadinho de chegar. Depois de L Purmeiro, Modas i Anzonas e Senhor Galandum é a agora a vez de Quatrada o 4º trabalho discográfico do grupo e que marca o início das comemorações dos seus 20 anos de existência.

A promoção de Quatrada no Facebook, bastante original por sinal, vai mostrando várias fotos do CD a viajar por vários locais em Portugal bem como no estrangeiro, símbolo que a música transmontana está de boa saúde e com vontade de viajar por este mundo fora.

É referido pelo grupo na sua página http://www.galandum.co.pt/, que este novo trabalho é mais elaborado nas harmonias vocais e instrumentais e com desenvolvimentos rítmicos mais complexos. No que diz respeito aos instrumentos antigos e tradicionais que os Galandum costumam utilizar, continuamos a encontrar a Flauta pastoril, o Rabel, o Saltério, a Sanfona e a Gaita-de-foles mirandesa que devido á sua padronização se tornou num instrumento com maior extensão melódica e cromática, merecendo maior destaque em Quatrada.

Há várias colaborações no disco, Manuela Azevedo, dos Clã, canta em língua mirandesa (reconhecida pela  Lei 7/99, de 29 de Janeiro como língua oficial de Portugal) o tema Tanta pomba e numa ajuda vinda das ilhas, Zeca Medeiros canta o tema Siga a Malta com letra de Amadeu Ferreira. Há uma faixa dos Peste e Sida, Bebe Binho, e um tema original de Rui Rodrigues, Zé Pereira, ambos com arranjos e interpretação dos  Galandum Galundaina.

Para aguçar o apetite eis o link para uma das novas canções, Para Bailar Morena, tema que é inspirado na melodia antiga de uma canção habitualmente cantada aos serões tradicionais, complementada com novas melodias, arranjos e harmonizações:

Clique para Visitar


“eiqui queda la nuoba moda”:

Os Galandum Galundaina são também co-organizadores do Festival Itinerante de Cultura Tradicional “L Burro i l Gueiteiro”, onde acontecem passeios de burro ao som das gaitas de foles, workshops variados e concertos à noite.

Artes & contextos

Assinados por Artes & contextos, são artigos de múltiplos autores, ou republicações de artigos de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
Galandum Galundaina - Quatrada 2
 
O que vamos fazendo por aquiReceba os nossos artigos no seu email - não mais do que um email por semana.