Variações

Variações – O Filme

23 Agosto, 2019 0 Por Laura Carvalho Torres
  • 31
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  

Variações

 

Encontrar, renovar, vou fugir ou repetir
Vou viver
Até quando, eu não sei
Que me importa o que serei
                          Quero é viver

Amanhã, espero sempre um amanhã
E acredito que será mais um prazer

António Variações in Quero é viver


A freguesia de Fiscal, em Amares, comporta uma paisagem pitoresca e lírica, digna de qualquer romance de século XIX. Deveras inspiradora, aquela pequena terrinha, no norte de Portugal, viu crescer António Ribeiro, um génio sem precedentes. Ao longo de 1 hora e 40 minutos de filme, somos imediatamente transportados para o excentricíssimo dos anos 80, e para a vida do incomparável, Variações.

 

Variações

Sérgio Praia em Variações

Uma produção da David & Golias, e realização de João Maia, o filme é protagonizado por Sérgio Praia, que interpreta António Variações. Desde logo, é percetível o caráter biográfico do filme, e a importância atribuída à infância de Toninho, como a sua mãe lhe chamava. Sempre aspirou uma vida em Lisboa, fugir do trabalho na fábrica e encontrar o seu eu. Desde pequeno, já cantarolava, pelos caminhos da floresta, Amália, a sua grande musa e inspiração.

 

Variações

Augusto Madeira em Variações

Entre Nova Iorque, Amsterdão e Lisboa, Variações “variou”, mudou, inspirou e foi inspirado, deixando uma forte marca da sua presença. A interpretação que nos é oferecida por Sérgio Praia é simplesmente brilhante, cumprindo o papel de uma forma magnífica, e é-lhe reconhecido o esforço de aproximação ao timbre de Variações, tal como os mais pequenos trejeitos.

Variações

Sérgio Praia em Variações

Há uma atenção muito especial, que é dada à forma como se desenrola a história que nos é contada: tentando não ser demasiado reveladora, ficamos a conhecer Ribeiro, antes de ser Variações, o maior molde de cada uma das suas criações, e que, tal como aspirava, gostava que viessem a ser “melhores que eu”. A riqueza da banda sonora, que o é por si mesmo, a “natural” também contribui para elevar um filme biográfico, a uma experiência sensorial que traz nostalgia, mesmo àqueles que não foram contemporâneos de António.

A dificuldade de se adaptar ao sítio, passou mais pelo sítio, se adaptar a ele, pois “Lisboa é que se vai adaptar a mim”. Desde a Valentim de Carvalho, até à sua autonomia musical e sucesso, foram longos anos de trabalho árduo por parte do barbeiro, como gostava de se chamar.

Variações

Sérgio Praia em Variações

A presença de Fernando Ataíde (Filipe Duarte), o fundador da revolucionária discoteca Trumps, é essencial para traçar a maior história de amor de Variações. Com momentos que nos levam às lágrimas, que são equilibrados com alguns episódios mais ficcionais, prometem deixar-nos de coração nas mãos.

O guarda roupa é simplesmente irrepreensível, extremamente bem conseguido e com conjuntos icónicos inspirados diretamente do styling do próprio Variações

Variações

Sérgio Praia, Augusto Madeira e José Raposo em Variações

A sua casa, de paredes verdes, repleta de loiça e prateleiras com pequenas estátuas típicas, foi bem conseguida e permite, que quando estamos a ver o filme, descolamos do assento e somos convidados a entrar naquele acolhedor lar.

As cores vivas, a dinâmica das luzes, as sombras, os focos as filmagens dinâmicas são atraentes ao olhar, e são uma das estrelas do filme. É importante olhar para os contrastes de cor, e a forma como a paleta corresponde às berrantes cores que caracterizam a época, mas a escolha do guarda roupa, principalmente de Variações, também reflete um estado de espírito emocional.

Variações

Sérgio Praia em Variações

Um filme com pés e cabeça, com um elenco de luxo, personagens bem interpretadas, com tudo aquilo de bom que podemos reconhecer a uma biografia, em filme. É impossível não murmurar a “Erva Daninha Alastrar”, bater com o pé durante o “Anjo da Guarda”, ou libertar a tensão ao ouvir aquela rockalhada do “Toma o Comprimido”.

Clique para Visitar


Ele é um prazer estético, ele é um musical, ele é um estandarte da unicidade, ele é o brilho e o magnetismo, ele é o Variações.

Veja o trailer de Variações no IMDB

Segue-me:

Laura Carvalho Torres

Licenciada em História da Arte, apaixonada por arte e fotografia, com o lema: a vida só começa depois de um bom café, e uma pintura de Velázquez.
Laura Carvalho Torres
Segue-me:

Latest posts by Laura Carvalho Torres (see all)

 
O que vamos fazendo por aquiSubscreva e receba os nossos artigos no seu email - não mais do que um email por semana.