Eric Whitacre 's Virtual Choir

The Virtual Choir: 3500 Cantores de 73 Países Unidos Virtualmente

15 Novembro, 2019 0 Por Artes & contextos

The Virtual Choir conduzido por Eric Whitacre

Durante décadas, temos ouvido promessas acerca de como a tecnologia da comunicação um dia eliminará a própria distância, fazendo com que todos em qualquer lugar no mundo, se sintam como se pudessem estar na mesma sala. Esse futuro teria o seu lado negativo, bem como o seu lado positivo, mas até agora, ao aproximarmo-nos da terceira década do século XXI, ainda não chegou.

 

 

No entanto, já nos habituámos tanto à ideia de colaboração global em tempo real, que é necessário um projecto extraordinariamente ambicioso para nos deixar recuar e apreciar a realidade tecnológica que a torna possível. Veja, por exemplo, “The Virtual Choir” (O Coro Virtual) do maestro Eric Whitacre, cuja performance da peça “Lux Arumque” do próprio Whitacre aparece acima.

 

 

“Virtual”, aqui, é um pouco impróprio, encorajador como as visões gibsonianas, das vozes 100% digitais de cantores sintéticos que ressoam puramente no ciberespaço. E, embora o projeto de Whitacre não fosse possível sem a tecnologia de streaming de áudio e vídeo digitais – bem como com a infraestrutura do que ainda podemos chamar ciberespaço – ele começa com as vozes reais de humanos 100% analógicos.

 

Eric Whitacre Virtual Choir

Eric Whitacre conduz The Virtual Choir

Clique para Visitar


 

São 185 seres humanos, para ser mais preciso, em doze países, e todos visíveis em écrans separados, enquanto Whitacre desempenha o papel de condutor por conta própria. A performance em escala muito maior de “Water Night”, uma peça composta para a poesia de Octavio Paz, reúne 3.746 vídeos de 73 países, exigindo uma sequência de créditos maior do que a própria peça.

 

 

The Virtual Choir (O Coro Virtual) cresceu, como acontece com muitos trabalhos grandiosos, a partir de uma pequena semente: “Tudo começou com esta jovem que me enviou este vídeo de si mesma a cantar uma das minhas peças corais”, diz Whitacre neste vídeo sobre a preparação para o vídeo “Sleep” do Coro Virtual. “Fiquei extremamente impressionado com a beleza, a intimidade, a doçura, e pensei: ‘Caramba, seria incrível se conseguíssemos que 100 pessoas fizessem isto e juntássemos tudo”.

A experiência de montar este coral virtual, ou mesmo ouvi-lo, mostra que “cantar juntos e fazer música juntos é uma experiência humana fundamental”, e numa escala dificilmente imaginável há uma ou duas gerações atrás.

Mas ao nível mais básico, mesmo esta nova forma de fazer música é apenas uma expansão da forma mais antiga: com uma voz humana, depois outra e outra.


O artigo original: The Virtual Choir: Watch a Choir Conductor Digitally Unite 3500 Singers from Around the World, foi publicado @ OpenCulture
The original article: The Virtual Choir: Watch a Choir Conductor Digitally Unite 3500 Singers from Around the World, appeared first @ OpenCulture


 

Artes & contextos

Assinados por Artes & contextos, são artigos de múltiplos autores, ou republicações de artigos de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
 
O que vamos publicando.Receba ao sábado de manhãzinha no seu email, um resumo dos nossos artigos da semana. (Não enviamos SPAM)
Artes & contextos

GRÁTIS
BAIXAR