Top 10 dos Filmes com Finais Surpreendentes

12 Dezembro, 2019 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

Top 10 dos Filmes com Reviravoltas Finais Surpreendentes

 

Este artigo contém importantes revelações (spoilers)  sobre os finais e cenas surpreendentes dos filmes aqui apresentados.

 

10º – O Sexto Sentido

O Sexto Sentido

O jovem Haley Joel Osment (Cole Sear) começa a trabalhar com um terapeuta depois de ter tido algumas experiências negativas com fantasmas que tem visto. O psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), após quase ter sido assassinado nas cenas de abertura, faz o seu melhor para ajudar o jovem enquanto lida com um casamento em colapso, devido às consequências do incidente quase fatal na abertura do filme. E é do realizador das reviravoltas finais, M.Night Shyamalan. Esta é a sua melhor.

9º – Memento

Top 10

Memento

Memento é um dos melhores filmes de Christopher Nolan. É o ponto de partida de sua verdadeira carreira. Segue um padrão de uma história não linear e reversível.
É a demanda de Leonard Shelby para encontrar o homem responsável pela morte da sua mulher para eliminá-lo. O único problema é que Leonard sofre de perda de memória de curto prazo e não se lembra de grande coisa.
Ele consegue dar a volta a esse problema, deixando para trás fotografias e tatuando no corpo os indícios do crime. O que se segue é um filme cerebral e surpreendente que requer uma releitura. Uma grande reviravolta no final, torna-o reversível e fornece todas as informações lógicas necessárias à estrutura.

8º – Saw

Mind Blowing Movies Top 10

Saw

Embora o género de terror se caracterize pela sua quota-parte significativa de reviravoltas, nada se aproximou realmente dos níveis de completo e absoluto assombro das audiências que Saw conseguiu alcançar.

Quando Saw foi lançado pela primeira vez, ninguém fazia ideia do enorme franchise de filmes que este iria desencadear. O primeiro filme tinha um argumento muito simples: dois homens trancados numa sala – a que ponto estarão dispostos a ir para escapar ao jogo perverso de um louco? O filme deixa os espectadores horrorizados ao verem um homem cortar o próprio pé antes de se constatar que o assassino esteve na sala o tempo todo, disfarçado de cadáver no chão; a chave esteve na sala o tempo todo, mas na verdade não parece que alguém consiga sair da sala.

7º – Shutter Island

Mind Blowing Movies

Shutter Island

 O filme segue o Marechal Teddy Daniels e o seu novo parceiro Chuck Aule que investigam uma prisão inspirada em Alcatraz onde um paciente parece ter desaparecido misteriosamente.
Ao longo do filme, Teddy confidencia ao parceiro que perdeu a sua mulher num fogo ateado por um incendiário e, quando se revela que Teddy é na verdade um paciente que está a ser submetido a uma terapia experimental para aceitar o facto de ter assassinado a sua mulher, o público fica em estado de choque.
Ainda mais quando se descobre que Teddy pode ter feito voluntariamente uma lobotomia em vez de aceitar a realidade do que tinha feito. É um filme subestimado de Martin Scorsese e Leonardo DEi Caprio.

6º – Os Suspeitos dos Costume

Top 10

Os Suspeitos do Costume

Os Suspeitos do Costume  é outro clássico em qualquer lista das maiores reviravoltas da história do cinema.
O filme segue Keyser Soze, personagem de Kevin Spacey, enquanto relata a um agente do FBI uma história falsa de uma personagem que Soze encena chamada Kint. Kint consegue com sucesso afastar a atenção do agente do FBI de si, dando-lhe uma série de detalhes falsos baseados em coisas que estão na sala. O agente do FBI, no entanto, não tem consciência desse facto antes de “Kint” ter deixado o edifício, e quando recebe um fax com uma fotografia dele e o nome de Keyser Soze por baixo.
 

5º – Clube de Combate

Mind Blowing Movies Top 10

Clube de Combate

Clube de Combate é um clássico moderno, mas ainda assim um clássico cult. O filme segue o narrador que nunca é chamado pelo nome, enquanto a sua vida parece implodir.
Ele, e o seu novo amigo Tyler Durden, decidem que o que precisam mesmo de fazer é formar um clube onde os homens possam ser apenas homens e se espanquem uns aos outros como pedaços de carne nos filmes do Rocky. Obviamente, o passo seguinte em qualquer clube de luta clandestino de sucesso é o espaço, e a seguir, a rebelião declarada sobre os poderes instalados. Quando o mundo à sua volta está prestes a desabar, o narrador descobre que nunca conheceu ninguém chamado Tyler Durden, o narrador (Edward Norton) tinha sido sempre Tyler.

4º – Perigo Imediato

Top 10

Perigo Imediato

Perigo imediato é o segundo filme desta lista que envolve Edward Norton e múltipla personalidade. O filme  acompanha a personagem de Edward Norton enquanto enfrenta as angústias de ser julgado por homicídio. Ele confia ao seu advogado que não faz ideia do que aconteceu e não compreende por que razão está a ser julgado. O advogado acaba por reconhecer que o seu cliente tem TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade) e que foi a sua segunda personalidade que cometeu o crime. Conseguindo que o alter ego de Norton se revelasse durante o depoimento, o advogado conseguiu libertar o cliente com base na sua insanidade. A reviravolta é que Norton esteve sempre a fingir e nunca houve uma identidade alternativa…

3º – Oldboy -Velho Amigo (2003)

Mind Blowing Movies Top 10 Filme

Oldboy – Velho Amigo

Sem ofensa para o Josh Brolin, mas se vai ver Oldboy, tem que ver o filme original que saiu em 2003. Sem mais perguntas. Não só é um filme fantástico com uma reviravolta brutal e arrasadora, como também é absolutamente indispensável. Oldboy conta a história de Dae-su, um bêbado desprezível que, após uma noite de bebedeira, é levado e encarcerado numa prisão que parece o quarto de um motel sinistro durante 15 anos.

Um dia, passados os tais 15 anos e várias tentativas de suicídio, Dae-su é deixado numa arca no telhado de um prédio no mundo cá fora. O que se segue é um conto devastador sobre até onde alguns homens estão dispostos a ir por vingança e as terríveis consequências que daí advêm. Então, se ainda não o viu, ponha-o na agenda.

2º – Mulholland Drive

Mind Blowing Movies Top 10

Mulholland Drive

De um lado, temos a típica história da escalada até ao topo de uma jovem e talentosa atriz, e do outro, as duras realidades que vêm com o não o conseguir.
David Lynch tem tido uma carreira a brincar com a cabeça das pessoas, mas este é demasiado íntimo para ser confortável.
São vários enredos e personagens que parecem funcionar aleatoriamente, oferecendo-nos diferentes mini-géneros de entretenimento antes de descobrirmos que nada é aquilo que parece. O final do filme é como uma espécie de sonho febril ou os maiores sucessos dos teus piores pesadelos, todos combinados para um último urra!. E no fim, deixa-nos exaustos, mas com uma apreciação mais pungente do que se pode conseguir com o cinema e a luz e a escuridão, o bem e o mal da nossa vida. Mulholland Drive é tanto um sonho como um pesadelo para aqueles que aspiram a trabalhar no mundo do espectáculo.


1º –  2001: Odisseia no Espaço 

Top 10 Mind Blowing Movies Filme

2001: Odisseia no Espaço

Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke uniram-se para nos oferecer esta obra-prima e uma viagem futurista científica original.
As emoções que Kubrick e Clarke transportam dos nossos antepassados macacos para a tecnologia A.I. são um choque mental. Literalmente, fez-nos em 1968 viajar no tempo para 2001. Este filme tem sido debatido pela ciência e usado pelos negacionistas da ida à Lua que afirmam ter sido Kubrik o realizador da “falsa” alunagem.
É um dos filmes mais ambiciosos e audaciosos de sempre e toda a gente deveria vê-lo para entender claramente as diferenças entre Humanidade e tecnologias. 2001: Odisseia no Espaço é o Monte Everest dos filmes surpreendentes e até dos filmes em geral.

O artigo original Top 10 Mind Blowing Movies of All Time foi publicado @ Cinema Thoughts
The original article Top 10 Mind Blowing Movies of All Time appeared first @ Cinema Thoughts

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos

 

Talvez lhe interessem:

The 10 Favorite Films of Rainer Werner Fassbinder @Open Culture

Martin Scorsese Names His Top 10 Films in the Criterion Collection

Latest posts by Artes & contextos (see all)

Clique para Visitar

Botões MB e MBWay

 
O que vamos publicando.Receba ao sábado de manhãzinha no seu email, um resumo dos nossos artigos da semana. (Não enviamos SPAM)